mon petit aquarium
"There was a point to this story, but it has temporarily escaped the chronicler's mind." Douglas Adams
01
Set 07

Ao contrário do que possam estar a pensar venho aqui louvar a competência portuguesa.

Hoje, à saída de rotterdam, reparei que os holandeses são de facto incompetentes. Quando confrontados com uma situação em que o traço de paragem aconselhada aos automóveis a ser desenhado no chão não possa estar na mesma linha perpendicular ao passeio para todas as faixas eles não a desenham na diagonal. Não. Optam antes por desenhar uma semi-recta diferente para cada faixa, desenhando uma espécie de degraus na rua.

Parecendo que não isto é um sintoma. Enquanto nós simplesmente desenhamos um traço não-perpendicular ao lancil, poupando recursos humanos, tempo e tinta, os holandeses demoram mais tempo. E sendo que demoram mais tempo também hão-de acabar por precisar de mais mão de obra noutro sítio. E, claro, gastam mais tinta. O processo ainda não está optimizado como o nosso.

Mas a verdade é que a competência não é isso tudo que se diz por aí. Ao fazermos o trabalho com mais celeridade e poupança, estamos, egoistamente, a condenar mais uns quantos desgraçados ao desemprego. Aqui está a conclusão inesperada: a competência leva ao desemprego, a incompetência ao que parece não.

Conclusão final? A competência é a nossa cruz.


Escrito em Delft, NL. Publicado a 10 de Setembro de 2007 (Lisboa).
publicado por mim às 19:57
música: sunday morning - the velvet underground & nico
Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
23
24
25
26
27
28
29
30
pesquisar neste blog
 
RSS
música